terça-feira , 27 junho 2017

Home » Palavra Semanal do Presidente » HÁ ESPERANÇA!

HÁ ESPERANÇA!

8 maio, 2014 Categoria: Palavra Semanal do Presidente Deixe um Comentário A+ / A-

“5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar”. Thomas Edison.
E assim caminha a humanidade!
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Romanos 5:1-5.
Não sei se são cinco por cento mesmo das pessoas que pensam; nem se são dez por cento que pensam que pensam e nem se são oitenta e cinco por cento que preferem morrer a pensar, mas, sei que é por aí…
São pouquíssimos os que pensam; poucos os que pensam que pensam e muitos os que preferem morrer a pensar. A questão respondida em Romanos 5.1-5 sobre “pode haver esperança” é:

1º A JUSTIFICAÇÃO PELA PRIMEIRA VIRTUDE TEOLOGAL, versos 1,2.
Sem a fé não há paz com Deus por intermédio do Senhor Jesus Cristo.
Esta fé é dom de Deus para quem a cada dia busca a probidade que sinaliza no desenvolvimento subjetivo das virtudes cardeais, ou seja, a prudência; a fortaleza; a temperança e a justiça. Assim há não a vanglória, ou seja, a presunção significando alta autoestima em exagero, mas, cobrir-se da glória na esperança da glória de Deus que vem na primeira virtude como salvação pelo evangelismo; libertação, reconciliação e conforto pela missão, profecia, pastorado e ensino nos valores epistêmicos da capelania evangélica interdenominacional em elaboração pela Ucebras concomitantemente pelo Grupo MCR, IBMR, Esabi e Aliei, isto é, União de Capelães Evangélicos do Brasil, Igreja Batista Missão Restauração, Escola Superior de Apologia da Teologia Bíblica e a Aliança de Imprensa Educativa Interdisciplinar.
É a fé vinda pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus, De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus, Romanos 10:17.
Por conta disto, justifica-se a esperança de haver esperança quando se ouve:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”. Apocalipse 2:7,8.

2º COBRIR-SE DA GLÓRIA DAS TRIBULAÇÕES, verso 3.
As aflições, adversidades, desassossegos, angustias, são sinais da esperança, ou seja, que estamos na pista. Na pista no sentido de indicio; não há vitória sem luta; não há disciplina sem esforço; não há vida na Graça de graça. Há um preço que cada um de nós tem de pagar, ou seja, “e dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Lucas 9:23.
Mas, também diz o Senhor: “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:30.

3º A PERSEVERANÇA E A EXPERIENCIA, verso 4.
Com as virtudes cardinais e com a fé, há esperança porque justificados e cobertos pela Graça de Deus, nas tribulações inclusive e não apenas no evangelho triunfalista, mas triunfante, persevera-se, e quanto mais firmados Nele, “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”, Isaías 26:3.

4º HÁ ESPERANÇA PELO ESPIRITO SANTO QUE NOS FOI DADO, verso 5.
“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós”. 2 Timóteo 1:14.
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14.
Esta é a viva esperança! Há esperança não obstante muitos pensarem que pensam, mas não sabem ouvir e muitos não quererem pensar. Porque pensamos com fé nos gloriando nas tribulações porque perseveramos; adquirimos experiências (know how) e temos o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
Na esperança, “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. Romanos 15:13.

Cpl. Pr. Mário Lima.

HÁ ESPERANÇA! Reviewed by on . “5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar". Thomas Edison. E assim caminha a humanidade! “Tendo sido, po “5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar". Thomas Edison. E assim caminha a humanidade! “Tendo sido, po Rating: 0

Deixar Comentário

scroll to top